terça-feira, 1 de março de 2011

4Kids muda a cor do Senhor Popo, POR QUE?

Todo mundo sabe que a versão de Dragon Ball Kai exibida nos Estados Unidos (conhecida como Dragon Ball Z Kai) possui inúmeras edições, com o argumento de que série precisava ser adaptada para o público infantil. A contragosto, os fãs toleram que as cenas onde haja sangue sejam apagadas, mas e quando a censura passa dos limites e beira ao racismo?
O episódio mais recente de Dragon Ball Z Kai, exibido pelo bloco Toonzai no canal The CW, causou uma grande polêmica devido a uma mudança na cor da pele de um personagem, neste caso, do “Senhor Popo”, que deixou de ser negro e ganhou uma péssima cor azulada. A responsável por isso foi a 4Kids, que adquiriu os direitos de exibição do anime para TV aberta e o exibe no Toonzai, juntamente com outras produções licenciadas pela empresa. Na TV paga, Dragon Ball Z Kai é exibido pelo canal Nicktoons.

Este não é o primeiro caso de troca de cores em um anime, a 4Kids já havia feito a mesma coisa com o Pokémon Jynx, que era negro e depois ficou lilás, na tentativa de evitar polêmicas como essa. Anteriormente, o canal em questão, The CW (que exibe séries como Supernatural e Smallville), também foi acusado de ser racista. Em 2009 recebeu inúmeras queixas de telespectadores indignados com sua decisão de retirar da grade de programação, todas as séries que atores afros americanos participavam. Abaixo a cena onde Popo aparece azul:


Mr: Popo é Preto PÔ!!!

FONTE: anmtv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...